Gastro Tech
  •  Exame - Anorretal
  •  Exame - Anorretal
  •  Exame - Anorretal
  1. Exame - Anorretal

Definição

Este exame permite avaliar a função dos esfíncteres anais ( músculos responsáveis pela continência), e da sensibilidade retal, sendo indicado nos distúrbios da evacuação (constipação, urgência evacuatória, dificuldade de eliminar as fezes) , incontinência fecal, dor anal e suspeita de megacolon congênito e chagásico.

É utilizado na avaliação pré-operatória de fistulas anais/perianais complexas e avaliação de pacientes com fissura anal, visando o diagnóstico mais preciso e o planejamento cirúrgico.


Preparo

Na véspera do exame, deve-se utilizar uma bisnaga de minilax® via retal as 20:00 horas.

No dia do exame tentar evacuar espontaneamente antes de vir a clinica, não fazendo uso de nenhum laxante neste dia.

Não há necessidade de fazer jejum. Evite realizar durante o período menstrual.


Como o exame ocorre

O exame e realizado através de uma sonda que é introduzida através do ânus, com o paciente deitado sobre o lado esquerdo, e posicionada dentro do reto.

A sonda tem vários sensores de pressão e um balão de látex em sua ponta, Em seguida, a sonda e tracionada de cm em cm fazendo-se o registro das pressões ao nível dos vários sensores.

Esta sonda é conectada a um aparelho que tem a função de injetar água destilada nos canais da sonda permitindo a realização de gráficos gerados pelas pressões dos esfincteres anais.

O exame é indolor, bem tolerado, durando cerca de 20 minutos. Não há necessidade de anestesia ou sedação, sendo apenas aplicado um lubrificante no ânus para facilitar a passagem da sonda.

  1. Convênios

Amil
Caixa Saúde
Correios
Dix Saúde
Eletronuclear
FAPES
Golden Cross
IPALERJ Saúde
Petrobrás
Unibanco
Unimed

© 2015 Gastro Tech - Motilidade Digestiva
Todos os direitos reservados.
All rights reserved.
Proibida sua reprodução total ou parcial

Voltar ao Topo